Casa do Arrabalde 2016
Vinho Branco | Vinho Verde DOC | 12,5% VOL
O Casa do Arrabalde 2016 combina as castas regionais Avesso, Alvarinho e Arinto, produzidas na quinta com recurso a práticas de agricultura sustentável e técnicas de intervenção mínima. É um vinho com grande frescura e mineralidade.
O Inverno de 2015 e o primeiro trimestre de 2016 tiveram chuva pontual, mas intensa nesses dias, com temperaturas mínimas acima da média.
A Primavera cou marcada com chuva forte e intensa em Abril, que se alargou até à 2a quinzena de Maio, marcando o início do ciclo vegetativo com temperaturas máximas abaixo da média do ano anterior e propiciando fortes ataques de míldio na região. Foi do ponto de vista vitícola um ano particularmente difícil que obrigou a uma especial atenção no combate a esta doença. O Verão pautou-se por uma ausência de precipitação, com temperaturas máximas acima da média, à exceção de três dias de chuva intensa em Setembro.
A vindima na Casa do Arrabalde teve lugar a 10 de Outubro, por castas, encontrando-se os bagos numa maturação perfeita e de excecional concentração aromática.
Partilhar
Ficha Técnica
Castas
Alvarinho
O emblemático Alvarinho é uma das castas portuguesas mais reconhecidas e conceituadas. De produção baixa, com pequenos cachos e pele grossa. Rústica com fortes aromas e sabores resultam em vinhos complexos e harmoniosos.
Arinto
Casta de grande qualidade que produz vinhos brancos aromáticos e distintos. Também conhecido pela nome Pedernã, é uma casta com boa acidez e carácter mineral que se entrega a sabores frutados e citrinos. O Arinto tem cachos de tamanho médio com pequenas uvas de produção média.
Avesso
Casta de elevada qualidade que resulta em vinhos complexos e aromáticos. Podem originar vinhos com aromas frutados e citrinos com notas subtis de fruta tropical. O Avesso tem cachos de tamanho médio com uvas amarelas e verdes grandes. Rústico e produção elevada esta uvas é cultivada, tradicionalmente, na região de Baião no Minho.