Casa do Arrabalde 2015
Vinho Branco | Vinho Verde DOC | 12,5% VOL
O Casa do Arrabalde 2015 combina as castas regionais Avesso, Alvarinho e Arinto, produzidas na quinta com recurso a práticas de agricultura sustentável e técnicas de intervenção mínima. É um vinho de terroir com grande frescura e mineralidade.
O Inverno de 2014 e primeiro trimestre de 2015 tiveram chuva capaz de repor os níveis freáticos do solo. O segundo e terceiro trimestre foram de pouca precipitação. As temperaturas foram superiores à média anual típica na região. A rebentação ocorreu normalmente, seguida de floração, sem teores de humidade que favorecessem o desenvolvimento de doenças. O Verão acompanhou a tendência de não chuva, mas registaram-se temperaturas máximas abaixo do habitual. O tempo seco e luminoso do segundo trimestre, com níveis de humidade no solo aceitáveis, adiantaram as maturações em cerca de 3 semanas.
Entre 13 e 16 de Setembro ocorreu forte chuva que apesar de tudo não prejudicou a qualidade das uvas posteriormente colhidas. O tempo seco e não excessivamente quente que se seguiu permitiu o desenvolvimento de compostos aromáticos bem evidentes nas vinificações com uvas colhidas após estas datas. A vindima teve lugar em 28 de Setembro, antecipada devido a uma maturação acentuada com bagos de excecional concentração de cor e sabor. 2015 será muito provavelmente um ano memorável na região.
Partilhar
Ficha Técnica
Castas
Alvarinho
O emblemático Alvarinho é uma das castas portuguesas mais reconhecidas e conceituadas. De produção baixa, com pequenos cachos e pele grossa. Rústica com fortes aromas e sabores resultam em vinhos complexos e harmoniosos.
Arinto
Casta de grande qualidade que produz vinhos brancos aromáticos e distintos. Também conhecido pela nome Pedernã, é uma casta com boa acidez e carácter mineral que se entrega a sabores frutados e citrinos. O Arinto tem cachos de tamanho médio com pequenas uvas de produção média.
Avesso
Casta de elevada qualidade que resulta em vinhos complexos e aromáticos. Podem originar vinhos com aromas frutados e citrinos com notas subtis de fruta tropical. O Avesso tem cachos de tamanho médio com uvas amarelas e verdes grandes. Rústico e produção elevada esta uvas é cultivada, tradicionalmente, na região de Baião no Minho.