Casa do Arrabalde 2013
Vinho Branco | Vinho Verde DOC | 12,5% VOL
Vinho branco seco de extraordinária distinção. O Casa do Arrabalde , da região dos Vinhos Verdes, apresenta-se com uma tonalidade citrina e aparência cristalina. É um vinho aromaticamente complexo, pautado por notas florais, reflexo da combinação das castas brancas Alvarinho, Avesso e Arinto, que lhe conferem uma frescura e equilíbrio, que permanece num final de palato longo e aprazível.
Em 2013, o Inverno foi mais frio e com precipitação acima da média, o que contribuiu para o amadurecimento tardio das uvas. Em Abril uma forte geada destruiu parte do Avesso mais precoce. Uma forte mudança de temperatura no final de Junho levou a um processo de crescimento acelerado. A colheita foi feita por casta, com seleção manual. As castas depois fermentaram em cubas de inox.
Este vinho é feito exclusivamente a partir de castas regionais cultivadas na propriedade Casa do Arrabalde. A utilização de práticas agrícolas sustentáveis, refletem um vinho branco cujas características são definidas pelas condições naturais do seu lugar.
Partilhar
Ficha Técnica
Castas
Alvarinho
O emblemático Alvarinho é uma das castas portuguesas mais reconhecidas e conceituadas. De produção baixa, com pequenos cachos e pele grossa. Rústica com fortes aromas e sabores resultam em vinhos complexos e harmoniosos.
Arinto
Casta de grande qualidade que produz vinhos brancos aromáticos e distintos. Também conhecido pela nome Pedernã, é uma casta com boa acidez e carácter mineral que se entrega a sabores frutados e citrinos. O Arinto tem cachos de tamanho médio com pequenas uvas de produção média.
Avesso
Casta de elevada qualidade que resulta em vinhos complexos e aromáticos. Podem originar vinhos com aromas frutados e citrinos com notas subtis de fruta tropical. O Avesso tem cachos de tamanho médio com uvas amarelas e verdes grandes. Rústico e produção elevada esta uvas é cultivada, tradicionalmente, na região de Baião no Minho.