Nova colheita: Três vinhos apelativos e convincentes

Publicado a 6 de março de 2022 por Manuel Gonçalves da Silva, Visão  🔗

vinhos.jpg

Batem à porta dos consumidores os vinhos da colheita de 2021 que apresentam opções muito interessantes, como é o caso dos quatro varietais da gama Monólogo da A&D Wines. A gama Monólogo provém de vinhas em modo de produção biológica certificada, e cada vinho expressa o caráter da casta e a natureza da parcela que deu as uvas. O Monólogo Avesso e o Monólogo Arinto têm origem na Quinta de Santa Teresa, enquanto o Monólogo Chardonnay e o Monólogo Sauvignon Blanc provêm de pequenas produções da Quinta dos Espinhosos, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sub-região de Baião. São vinhos muito bem-feitos, e a demonstrá-lo está o Avesso que ilustra esta página.

Características bem diferentes tem o vinho Casa de Santar Branco de Curtimenta 2019. Outro varietal, mas Encruzado, que é a casta branca mais nobre do Dão, vinificado com curtimenta, ou seja com a fermentação das uvas em contacto com as partes sólidas (engaços, grainhas e películas, à maneira dos tintos), o que lhe confere mais intensidade de cor – daí a designação “orange wine” que também lhe é atribuída –, de aroma e de paladar. Um vinho desafiante e, sem dúvida, uma boa surpresa.

Temos, ainda, um tinto com grande caráter, criado em terras de Estremoz e assinado pelo produtor e enólogo João Portugal Ramos: Quinta da Viçosa 2019. Esta marca surgiu em 2001, na sequência do plantio de diferentes castas, nacionais e estrangeiras, numa das maiores vinhas de João Portugal Ramos, a Quinta da Viçosa, por forma a observar, ano após ano, o seu comportamento. Daí veio a ideia de fazer, mas só em anos extraordinários, “um vinho diferente, estruturado e, ao mesmo tempo, elegante”, com base em duas castas, uma autóctone e outra internacional. Em 2019, a escolha recaiu em Trincadeira e Syrah. O resultado foi um vinho de elegância modelar.

Monólogo P67 Avesso Vinho Verde Baião (Branco) 2021

Elaborado com uvas da casta Avesso, de uma vinha em modo de produção biológica e sustentável, sem utilização de qualquer derivado animal no processo, a pensar nos consumidores vegans. Tem aspeto brilhante, cor de um amarelo-limão, aroma intenso a frutos cítricos e de caroço, com um toque mineral, paladar muito fresco, com estrutura e leveza atraentes. €8